"As cores costumam arder antes de esmaecer"



Me diz aí: como você se relaciona com as cores? No meu trabalho não tem como não me envolver e não prestar atenção nisso. Vejo que muita gente tem medo de algumas cores. Sim, medo! Medo de chamar muita atenção, de ficar “espalhafatoso”, “brega”.


Aliás, as mulheres sempre foram ensinadas a serem discretas e isso também passa pelas cores. E sim, caso você não tenha percebido ainda, o machismo cerca tudo na nossa vida. Entra aqui o batom vermelho, o rosa e o azul bebê, o pretinho básico, o nude conceitual, o bege calcinha e mais um combo de inseguranças.


Carregamos o olhar de julgamentos pra cima de tudo que não é discreto ou “clean” (tradução = limpo) o suficiente. Em tudo a gente aprendeu a branquear, já reparou? Ah, caso você não tenha percebido, o racismo também cerca tudo. Entra aqui a magia negra, a inveja branca, o morena cor de jambo, o lápis cor de pele, a cor do pecado e mais um extenso dicionário de expressões.


Eu tinha medo do meu trabalho ficar “espalhafatoso” ou “brega” (usava exatamente essas palavras) por usar muitas cores, assim como tinha medo de usar acessórios e roupas muito “chamativas”. É muito curioso ver como as cores cresceram no meu trabalho e no meu guarda roupa depois que entendi que alguns medos e julgamentos são, na verdade, reproduções de uma cultura que valoriza o “esteticamente agradável“.


É lógico que eu, enquanto artista, sei da importância dos respiros, das combinações das paletas, dos contrastes, das sensações causadas, das influências... sei bem como aplicar essa regra do jogo, obrigada. E por isso mesmo, entendi que no meu jogo de cores, todas elas fazem parte. Me sinto tão radiante usando acessórios coloridões, pintando paredes vibrantes e colorindo quase tudo ao meu redor! E na real, é isso que a sociedade mais teme: mulheres radiantes vibrando nas suas cores e nas suas escolhas. Rsrs


“As cores costumam arder antes de esmaecer”. É sobre isso. 💛 O livro da foto é “As coisas”, de Arnaldo Antunes.

0 visualização

Assine para receber atualizações dos designs

Arte, criatividade e textões | murais | colagens | ilustrações | Salvador
todos os direitos reservados | por juliana pina | cnpj: 26.390.809/0001-60