Estamos isolados mas não estamos sozinhos


Você já percebeu como a presença não é algo físico? Esse é um tema que eu adoro pensar porque me faz questionar muito sobre ausências, espaços vazios e preenchidos, solidão e solitude.

Sinto que muita gente se desespera com a ideia de ficar muito tempo consigo mesmo. E é normal... nossa própria companhia às vezes pode ser assustadora e angustiante. Mas também pode ser maravilhosa e surpreendente. Estar isolado não significa que estamos sozinhos. Talvez agora seja a melhor hora para estarmos unidos em prol de um coletivo, de um grupo imenso que vive na mesma casa, sobre a mesma terra e debaixo do mesmo sol. É incrível pensar em tudo que podemos fazer quando unimos esforços (inclusive para nos recolhermos). Silenciar um pouco mais, reduzir o ritmo, pensar nas possíveis dificuldades que o outro pode estar enfrentando. Isso tudo é exercício de empatia e autoconhecimento. É um trabalho em equipe, só que em profundo contato de si mesmo. É lindo. É poderoso.

Parece meio ingênuo tudo isso (tenho essa tendência boba🤦🏽‍♀️), mas sei que é verdade.

Como você pode ajudar o outro, estando aí onde você está? Que tal separar itens de doação? Se oferecer pra ir numa farmácia? Que tal não pedir reembolso dos eventos artísticos que você comprou ingresso? Que tal divulgar o trabalho de um pequeno produtor ou um artista local? Que tal enviar uma mensagem carinhosa para aquela pessoa que pode estar precisando? Topa ajudar a informar alguém que ainda não tem informação necessária pra se proteger? Já pensou em fazer um encontro online com seus amigos pra matar a saudade? Que tal escrever sobre as pessoas que você ama e quer por perto? Que tal criar alguma medida na sua empresa que proporcione segurança aos seus colaboradores? Lembre de não espalhar notícias que você não sabe se são verídicas! Que tal oferecer algum conhecimento que você tenha sobre alguma coisa específica? Que tal pensar em como estão as pessoas que não podem ter esse isolamento social como medida preventiva? Ou nos profissionais de saúde que não receberam materiais suficientes pra lidar com o caos? Que tal então, se a gente, só por uns dias, aprender lições pra vida toda?

Estar presente é isso também.

15 visualizações
Arte, criatividade e textões | murais | colagens | ilustrações | Salvador
todos os direitos reservados | por juliana pina | cnpj: 26.390.809/0001-60